quarta-feira, 1 de Maio de 2024  00:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia da Mãe

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Arroz de Polvo

Arroz de Polvo

Limpe cuidadosamente o polvo, retirando toda a viscosidade e bata-o com um maço de madeira para o amaciar. Lave-o em ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-10-2009

Um estímulo para o estudo


Melhores alunos distinguidos pelo JB

O salão nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro voltou a encher para a cerimónia de entrega de Prémios Escolares Jornal da Bairrada 2009. Os melhores alunos nas disciplinas de Português e Matemática das escolas do concelho viram o seu mérito reconhecido na passada sexta-feira (dia 23), com um prémio total que ultrapassou os 5 mil euros.

A sexta edição continua a ter como "intenção" o reforço do "estímulo para o estudo", afirmou António Granjeia, director do Jornal da Bairrada. A atribuição dos prémios tem vindo a "promover e valorizar o mérito dos nossos jovens" premiando em simultâneo o "sucesso escolar" e o "bom comportamento cívico".

Fazendo referência à cerimónia de há dois anos, altura em que Almeida Roque anunciou a sua "generosa doação", o director aproveitou a ocasião para falar do nascimento da Fundação Comendador Almeida Roque. Uma obra "responsável pela edificação e gestão da nova escola profissional" no concelho, que espera se torne uma realidade brevemente.

Voltou a relembrar o problema alusivo à distribuição no estrangeiro e ao porte pago. Este último "um velho problema" que anualmente coloca aos representantes do Governo presentes na cerimónia, nesta edição Fernando Mendonça, representante do Governador Civil de Aveiro, que passam a palavra aos superiores. A esperança fica agora depositada no "novo ministro na área" que, na sua opinião, "parece bem mais próximo dos jornais e seus problemas que o anterior".

Dirigindo-se aos alunos distinguidos, António Granjeia mostrou a sua satisfação por os poder premiar, sobretudo porque "serão um exemplo e uma referência para os colegas mais novos".

Matemática. Por motivos de saúde, o professor Manuel Fernandes Thomaz não pôde estar presente. No entanto, não quis deixar passar a ocasião sem dirigir algumas palavras aos jovens, lidas na cerimónia.

A entrega de prémios é, no seu ponto de vista, um acontecimento importante para "estimular a qualidade do ensino e da aprendizagem" tanto do Português como da Matemática. Duas disciplinas "cruciais" na vida profissional e cívica.

Definindo-a como uma "linguagem lógica", a Matemática "põe ordem no nosso pensamento e exercita-o". A mensagem que transmitiu prendeu-se com o poder desta disciplina como "ginástica do espírito". As suas "múltiplas funções" permitem a resolução de vários problemas que podem ir desde as engenharias à economia, entre outros. Reforçou a importância da Matemática dizendo que sem ela não seria possível assistir aos progressos registados na física, astronomia e em química, por exemplo.

Comunicação. Laurinda Alves, oradora na área de Língua Portuguesa, apontou uma "falha" a nível do ensino Português que não se verifica em outros países. Os alunos nacionais "não têm acesso à cadeira de comunicação". Uma disciplina que considera permitir aos alunos "argumentar" ou "defender" diferentes pontos de vista de forma "lúdica" potenciando, assim, "o ensino da língua".

Alertando os jovens para o futuro, a jornalista afirmou que em Portugal "somos os piores preparados para uma entrevista de primeiro emprego". Vivendo num mundo globalizado é fundamental que "se saiba falar bem o português". Deixou então o desafio, enquanto não é criada uma cadeira de comunicação, para que o Português seja desenvolvido a nível verbal. "É vital uma boa expressão oral", concluiu.

Educação. O primeiro objectivo do executivo encabeçado por Mário João Oliveira é a educação. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro fez uma alusão à questão da "cultura de grupo" que, no seu entender, "tanto pode existir pela negativa como pela positiva". Afirmou que na cerimónia estava a ser dado "mais um passo" para que "funcione de forma positiva". O edil considerou que todo o cidadão "tem na mão o poder e o dever de ensinar e educar bem".

Mário João Oliveira deixou um apelo aos pais para que não se demitam das suas funções essenciais e assim acompanhem os seus filhos. "A maior herança que podem deixar é a educação e a formação".

Rita de Freitas Gomes

ana.rita@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®